O termo grego que significa ORAR é "proseuchomai".Denota a oração em geral, e pode ser empregado sem mais qualificação.
A oração deve ser espontânea,deve vir do âmago do coração,mas Jesus nos ensinou como orar: "PORTANTO,VÓS ORAREIS ASSIM: PAI NOSSO,QUE ESTÁS NOS CÉUS,SANTIFICADO SEJA O TEU REINO,SEJA FEITA A TUA VONTADE,ASSIM NA TERRA COMO NO CEU;O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DÁ HOJE;E PERDOA-NOS AS NOSSAS DÍVIDAS ,ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES;E NÃO NOS INDUZAS À TENTAÇÃO,MAS LIVRA-NOS DO MAL ;PORQUE TEU É O REINO,E O PODER,E A GLÓRIA,PARA SEMPRE,AMÉM(Mt.6.9-13).
Esta oração se compõe de seis petições,sendo três para a honra de Deus e três para as nossas necessidades.A primeira petição é a reformulação do Terceiro Mandamento;declara de modo positivo o que aquele mandamento afirmava de modo negativo. Ao assim fazer,não somente exclui o tomar o nome do Senhor em vão,mas garante aquilo que se subentende no Primeiro e no Segundo Mandamentos,a respeito de outros deuses e de imagens de escultura(Ex.20.3-6).
A quarta petição relembra a descida do maná,fornecido por DEUS(Ex.16.15). O pão é "epiousios",cotidiano.Indica a provisão para as necessidades imediatas,bem como a no reino vindouro,simbolizado pelo banquete messiânico.Do mesmo modo, a quinta e a sexta petições pelo perdão e pela libertação da tentação aplicam-se aos DEZ MANDAMENTOS.
O exemplo de JESUS a respeito da ORAÇÃO é decisivo.Ele nos indicou o fundamento da ORAÇÃO e o cuidado providencial de Deus.Ele ensinou os discípulos como deveriam orar,e como não deveriam orar. Assegurou-lhes a certeza da resposta de Deus a uma ORAÇÃO reta.Associou a ORAÇÃO a uma vida de obediência.Também nos anima a sermos persistentes e mesmo importunos na ORAÇÃO.
Procurou os lugares retirados para ORAR,e fez uso da oração intercessória na súplica,conhecida pela designação de ORAÇÃO SACERDOTAL(Jo.17.1-26)
A ORAÇÃO é a chave da vitória.Consiste na manutenção do contato com o CRIADOR.Isto significa que Deus existe,que pode ouvir-nos,que criou todas as coisas,que preserva e governa todas as suas criaturas e dirige as ações delas.Ele não se escraviza às leis que ordena; pode produzir resultados suspendendo as leis da natureza ou operando por meio delas;pode dirigir os corações e as mentes mais eficientemente do que possamos fazer.Deus estabeleceu tanto a ORAÇÃO como a sua resposta,pois tem um plano traçado desde a criação,pela sua constante presença no dos filhos com o Pai que está nos céus e consiste em adoração,ação de graças,confissão de pecados e petições (Ne.1.4.11)
Deus responde a qualquer tipo de ORAÇÃO que lhe é feita de conformidade com a diretrizes por Ele estabelecidas;compreende os pássaros quando a Ele se dirigem pedindo alimento, e atende também as orações dos seus eleitos (Sl.65.2).Tiago afirma que "a ORAÇÃO FEITA POR UM JUSTO PODE MUITO EM SEUS EFEITOS"(Tg.5.16).Cristo também declara:"Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome,isso vos farei" (Jo.14.13). O povo de Deus sabe que Ele responderá de acordo com o bem de seus filhos.O apóstolo João confirma esta assertiva: "Esta é a confiança que temos nele,que se pedirmos alguma coisa,segundo a sua vontade,ele nos ouve" ( 1Jo.5.14)
A ORAÇÃO deve ser feita em nome de JESUS,porque o pecador não pode se aproximar de DEUS em seu próprio nome.Reconheçamos que não temos merecimentos para irmos à presença do Criador,a não ser somente em nome do que nos lavou e purificou em seu sangue. A ORAÇÃO é dirigida à Trindade em sua plenitude,pois a bênção apostólica assim determina: "A graça do Senhor Jesus Cristo,e o amor de Deus,e a comunhão do Espírito Santo seja com vós todos.Amém"(IICo.13.13).
Desta maneira a ORAÇÃO é a chave para a vitória daqueles que com fé decidem receber inúmeras vitórias em Cristo Jesus.Que Deus do alto de sua glória faça resplandecer a luz do seu rosto em nossas vidas. Amém.
Pr.EDNILSON SIMEI MACIEL DE MORAES
(Pr.Auxiliar da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Belém do Pará).