Páginas

O 6º MANDAMENTO À LUZ DO AMOR

TEXTO BÍBLICO : "NÃO MATARÁS" (Ex.20.13)
Os deveres para com o próximo,exarados na segunda táboa do Decálogo,correspondem ao direito à vida,à honra e às propriedades, e foram resumidos por Jesus no mandamento de amarmos ao próximo como a nós mesmos.Expondo esta palavra do Mestre, a ética dos apóstolos assume formas profundas e delicadas.É assim que vendo o 6º mandamento à luz do amor,o apóstolo Paulo,penetra nas causas psicológicas do assassinio e recomenda as virtudes necessárias." A CARIDADE É LONGÂNIMA".A longanimidade é a virtude de dominar as paixões para não vingar-se logo das ofensas. O termo grego usado pelo apóstolo supracitado, indica um longo tempo e repetidas ofensas em que a pessoa se recusa a dar curso à sua ira.Essa paciência é essencial para evitar crimes, porque os impulsos agem cegamente e suas reações são sempre maiores do que as ofensas.
Indo porém um passo adiante diz sabiamento Paulo: "A CARIDADE NÃO SE IRRITA".Afora a paciência, o amor do próximo cria a mansidão.Esta virtude é a consequência natural daquela,porque o hábito de controlar a ira leva a acalmá-la e, dando lugar a notar que a ofensa, em geral, é insignificante ou nula e que o ofensor mais merece compaixão do que castigo __ acaba por criar o hábito de não irrirtar-se facilmente. Dificilmente porém pode o cristão ser tão manso como JESUS que não se irritou com os mesmos que o crucificavam e perdoou-os dizendo que não sabiam o que estavam fazendo.Todavia ele disse: "APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO; E O A PÓSTOLO PAULO ENINA QUE "A CARIDADE NÃO SE IRRITA".
"NÃO SUAPEITA MAL". Com esta palavra ensina o apóstolo que a caridade leva a não atribuir más intenções a quem não as tem, o que resulta em diminuir más intenções a quem não as tem,muitas vezes, só existem na imaginação e não realmente.Pensa F.Godet que a frase grega assim traduzida pode ter outro sentido. Significa não tomar a pessoa nota do mal que lhe fazem para pedir contas ao ofensor.Elimina-as simplesmente de sua memória perdoando-as.
Pelo que fica exposto há um movimento gradual na ação do amor cristão sobre as ofensas: PRIMEIRO VEM A LONGANIMIDADE QUE SOFRE A IRA COM PACIÊNCIA;DEPOIS, A VIRTUDE DA MANSIDÃO QUE EVITA O IRAR-SE E FINALMENTE O PERDÃO DA OFENSA QUE ELIMINA A CAUSA OBJETIVA DA IRA.A caridade,diz o apóstolo Paulo,resumindo,tudo desculpa,tudo crê,tudo espera,tudo suporta.
ORAÇÃO
Ó Deus,sabendo que aquele que se ira contra o próximo é réu de morte,pedimos-te que nos dês a graça do amor para que fiquemos livres de sua influência no coração e de sua presença em nossas memórias.Por amor de Jesus.Amém.
Que Deus do alto de sua glória continue a resplandecer a luz do seu rosto em nossas vidas.Aleluia!
Pr.EDNILSON SIMEI MACIEL DE MORAES
(Pr.auxiliar Assembléia de Deus em Belém do Pará)
A IGREJA DO CENTENÁRIO
E-MAIL:ednilsonsimei@yahoo.com.br
(91)82212135