Páginas

A CONSCIÊNCIA

TEXTO BÍBLICO:"Estes mostram a norma da lei,gravada nos seus corações,testemunhando-lhes também a consciência, e os seus pensamentos mutuamente acusando-se ou defendendo-se".(Rm2:15)


.        De nada valeria ao homem o dom da liberdade se, em face de um ato seu ou do próximo,ele não pudesse classificá-lo como bom ou mau. Por isso Deus a completou com a consciência que, como diz o texto acima, não só o habilita a fazer a referida distinção, mas também a condenar o mal e aprovar o bem. Fica ele assim com os dois caminhos diante de si para à direita ou à esquerda.
         Essa capacidade, segundo a moral naturalista, resulta da experiência que o homem adquire de como deve portar-se no seu meio social. Embora isso seja, em parte, verdade, deixa de lado a essência do fenômeno psíquico.Não é bastante,sabe-se, ter olhos para perceber a beleza de um quadro, pois só o senso do belo,na medida do seu desenvolvimento,nô-lo faz apreciar.Assim não bastam as relações das nossas faculdades mentais com a sociedade para que adquirimos a capacidade de distinguir entre o bem e o mal e julgá-los.
        O bem do mesmo modo que o belo transcende à nossa mente e experiência porque é um atributo eterno de Deus.Tendo o homem porém sido criado à imagem e semelhança de Deus recebeu,para seu crescimento moral,o dom da consciência que é despertada sim, e desenvolvida pela experiência,mas não produzida ou criada por esta.Reflexo da natureza divina na humana,o senso moral preexiste e condiciona a sua própria experiência,como a semente à planta; ainda que, como a semente antes de plantada,ele também,antes das lutas da vida,é mera potencialidade.
         A providência divina porém provê que o referido dom seja despertado pela experiência e então,ele surge na alma coma autonomia e autoridade do Bem eterno. Isso explica o fato admirável e autoridade do Bem eterno.Isso explica o fato admirável de submeter-se o homem ao veredito da consciência mesmo quando o faz sofrer com remorsos. No julgamento de um ato moral a personalidade humana se desdobra;há o indivíduo julgado e o que julga.A consciência então, representando a justiça divina,assume o papel do juiz e a prova ou condena rigorosamente.Daí os remorsos ou a satisfação que ela produz.

ORAÇÃO
Ó DEUS,PERMITE QUE SEJAMOS OBEDIENTES A TUA VOZ NOS AVISOS DA CONSCIÊNCIA A FIM DE QUE A LUZ QUE HÁ EM NÓS,NÃO SE CONVERTA EM TREVAS.PELO AMOR DE JESUS CRISTO O AUTOR DE NOSSA FÉ,ALELUIA.AMÉM.

PR.EDNILSON MORAES
(PR.AUXILIAR DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM BELÉM-PA)
CONTATOS:(091) 87075746/ 82212135
BLOGGER:O VENCEDOR EM CRISTO
http://www.ednilsonsimei.blogspot.com
BLOGGER: PEDAGOGOS EM AÇÃO
http://www.pedagogia-simei.blogspot.com