Páginas

REAGINDO POSITIVAMENTE A IRRITAÇÕES E OFENSAS

COMO TRANSFORMAR IRRITAÇÕES EM MOTIVAÇÃO ESPIRITUAL


O propósito de Deus ao permitir irritações e ofensas em nossa vida é o de nos dar uma oportunidade de nos assemelharmos mais a Seu Filho Jesus Cristo.Isto está claramente definido na passagem de ROMANOS 8.28,29( "E achamos que todas as coisas (o que inclui irritações e ofensas dos outros)contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus,daqueles que são chamados por seu decreto.Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho").
TRÊS FONTES DE IRRITAÇÃO

Cada irritação que eu sofro representa um objetivo fundamental de Deus para a minha vida.As irritações que posso controlar indicam uma responsabilidade correspondente que eu preciso assumir(isto é,se uma porta range, ponho óleo nela).As irritações sobre as quais não tenho controle são a forma que Deus tem de abrir avenidas de comunicação com os outros,aumentando a minha sensibilidade às necessidades das pessoas e formando certas qualidades de Jesus Cristo em minha vida.Há três fontes principais de irritação sobre as quais não temos controle:
A) DE PESSOAS: Os traços da personalidade,atitudes contraditórias,palavras e ações dos outros são, em potencial,uma fonte constante de irritação.
B) DO MEIO AMBIENTE: As inconveniências,pressões e elementos são,em potencial,uma segunda fonte de irritação.
C) DE NÓS MESMOS: Frustrações com nossas próprias deficiências,defeitos físicos,aptidões limitadas,doenças e fracasso são, em potencial, a terceira fonte de irritação.
UM REQUISITO IMPORTANTE

Até  que ponto Deus está envolvido nestas fontes de irritação.A primeira condição para mudar estas irritações é um relacionamento pessoal com Deus e a submissão a Ele para que Ele cumpra Seus propósitos na minha vida.
OBSERVAÇÃO: O número,intensidade e duração das irritações,na vida de um cristão em desenvolvimento,revela a proporção do trabalho inacabado que Deus precisa fazer na vida daquele cristão, a fim de completar a imagem.
Apesar do fato de Deus dizer que está profundamente envolvido em cada detalhe de nossa vida,ainda há muitos que vêem Deus como um triângulo nebuloso,desinteressado e ausente.No entanto,Deus Se relaciona pessoalmente com cada pessoa e cada circunstância que nos rodeia.Estes são os instrumentos que Deus usa para aperfeiçoar nossas qualidades interiores.
Deus nos compara com Suas "Joias" (Mal.3.17).Em seu estado bruto,uma gema é relativamente barata. Depois de lapidada e polida,ela passa a ter grande valor.
QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS DE DEUS

Deus, como lapidador,precisa trabalhar em nós.O que Ele usa como instrumento.
As irritações e censuras( conflitos e repreensões nos fazem saber que estamos violando Seus princípios) vêm das pessoas e circunstâncias ao nosso redor:
A)DEFORMAÇÃO FÍSICA - SEU INSTRUMENTO:O Apóstolo Paulo reconhecia que o seu espinho na carne era PERMANENTE.Deus não o permitiu destruir Paulo,mas para mantê-lo dependente do Senhor;quando Paulo percebeu isso exclamou:" ... que para não me orgulhar demasiadamente,me foi dado um obstáculo físico --- um dos anjos de Satanás - para me vexar e impedir de germinar qualquer ponta de presunção.Por três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim,pois quanto maior for a fraqueza,de maneira mais efetiva se mostrará o meu poder.Por isso resolvo com alegria me orgulhar da minha fraqueza,(OBSERVAÇÃO:A nova reação de Paulo a irritação) para que se manifeste  em mim uma experiência mais profunda do poder de Cristo.Pelo que com prazer suporto fraqueza,sofrimentos,privações,perseguições e outras dificuldades por amor de Cristo.Quanto maior a minha fraqueza,mais forte ela me faz no Senhor".(II Co.12.7-10).
B) ELEMENTOS NATURAIS - O EXÉRCITO DE DEUS:" E restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto, a locusta,e o pulgão e a aruga,o meu grande exército que enviei contra vós."(Joel.2.15).
C)AUTORIDADES E LEIS GOVERNAMENTAIS - ESTABELECIDOS POR DEUS: "...a autoridade,legitimamente constituída,procede da autoridade de Deus e a atual só pode ter sido designada sob a vontade de Deus.A oposição à autoridade(mesmo leis de trânsito) é,pois,a não sujeição a Deus..."(Rm 13.1,2)
D)PAIS - SUAS REPREENSÕES SÃO O CAMINHO DA VIDA: (...porque (pai) é uma lâmpada,e a Lei (mãe) é uma Luz: e as repreensões da correção são o caminho da vida"(Pv.6:20-23). 
E)PESSOAS - É IMPOSSÍVEL ODIÁ-LAS E AMAR A DEUS: "Se alguém diz: Eu amo a Deus,e aborrece a seu irmão,é mentiroso.Pois quem não ama a seu irmão, ao qual não viu, como pode amar a Deus, a quem não viu"(IJo.4.20 )
F)O ÍMPIO- A ESPADA DE DEUS:"...Livra a minha alma do ímpio,pela tua espada."(Sl.17.13b - outras versões trazem: ...livra a minha alma do ímpio,que é a espada.")
G)HOMEM DO MUNDO - MÃO DE DEUS: "Dos homens,com a tua mão,Senhor,dos homens do mundo..."( Sl.17:14 - Outras versões dizem: "Dos homens que a tua mão,Senhor,dos homens do mundo...").Quando reagimos de forma errada aos Seus instrumentos, nós destruímos o benefício que eles poderiam nos trazer.Se continuarmos a reagir,Deus precisará acrescentar irritações para atrair a nossa atenção para as características negativas que estas irritações devem refletir,a fim de que possamos corrigí-las em nossa vida.
H) LIDANDO COM IRRITAÇÕES PERMANENTES: Deus permitirá irritações que trarão um benefício maior â nossa vida do que qualquer presente"perda" que possamos experimentar.Isto pode ser a cruz que um cristão precisa carregar ao seguir ao Senhor.
DEUS NÃO ESTÁ PREOCUPADO EM SABER ONDE ESTAMOS OU O QUE ESTÁ ACONTECENDO,QUANTO COM O QUE ESTAMOS APRENDENDO E COMO ESTAMOS REAGINDO À SUA OPERAÇÃO EM NOSSA VIDA.
Deus está aqui,Suas mãos estão em Seus instrumentos.Se  uma pessoa insulta ou deseja mal as outras que a irritam -ela está insultando a Deus.
A MAIORIA DAS IRRITAÇÕES É TEMPORÁRIA

Quando deixamos que Deus cumpra o propósito específico para o qual permitiu a irritação,entre Ele a remove.Nossa atenção deveria estar voltada mais para a formação da qualidade que Deus deseja formar em nós do que para as circunstâncias que Ele usou para desenvolver essa qualidade.
" Quando toda a espécie de tribulação e tentações oprimem a nossa vida,meus irmãos,não as recebais como intrusas mas como autênticas amigas.Sabei que elas vêm por a prova a vossa fé,originando a virtude da perseverança.Deixai-as progredir até que essa virtude esteja completamente desenvolvida,e depois vereis como se modificou para melhor a vossa maneira de ser com essa espécie de independência." (Tiago 1:2-4).
OBSERVAÇÃO: A PRÓXIMA POSTAGEM TERÁ COMO EPÍGRAFE:"COMO REAGIR A IRRITAÇÃO".
PASTOR,PROFESSOR,MESTRE E ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO
EDNILSON SIMEI MACIEL DE MORAES
CONTATO(091) 987975646
E-MAIL: ednilsonsimei@gmail.com