Tendo estabelecido como condição para sermos ouvidos em oração o dever de perdoar aos nossos ofensores,Jesus,como sinal e prova desse perdão,nos manda orar pelos que nos maltratam e perseguem.
Já vimos, em meditações anteriores, que a ORAÇÃO INTERCESSÓRIA,em prol dos homens em geral e dos irmãos na fé em particular, é um glorioso direito e um dever que temos em Cristo. A intercessão,porém,em favor dos nossos inimigos é o mais severo teste comprobatório de que realmente somos filhos de DEUS e temos o verdadeiro espírito de oração.
Diz o apóstolo Pedro que os cristãos são "o sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo".(1ª.Pedro 2:5).Participante,pois,do "Sacerdócio real" de Jesus,o crente tem o direito de interceder com autoridade dele em favor de outras pessoas.
Orar em favor de amigos e irmãos na fé é um serviço agradável,fácil de fazer,em que não ocorrem escrúpulos de consciência.A intercessão,porém, em favor de inimigos é um dever duro de cumprir e só está ao alcance de quem realmente já os perdoou sinceramente. Não se trata aqui apenas do PERDÃO NEGATIVO QUE DISPENSA A VINGANÇA,mas do PERDÃO POSITIVO QUE DESEJA E IMPLORA A DEUS AS SUAS BÊNÇÃOS PARA OS ADVERSÁRIOS.
Só pode ter esse ESPÍRITO quem,de fato, tem PLENA CONSCIÊNCIA DA SUA MISÉRIA MORAL E DO PERDÃO GRATUITO QUE ALCANÇOU PELO SACRIFÍCIO EXPIATÓRIO DA CRUZ.Nessas condições a pessoa terá humildade bastante para não se considerar menos pecador do que ninguém e assim como foi perdoada,poderá também perdoar os seus inimigos e orar sinceramente por eles.
O ESPÍRITO DE INTERCESSÃO,pois, como prova do ESPÍRITO PERDOADOR e sinal da união em que o intercessor está em Cristo,pode ser considerado como condição para que DEUS responda as nossas orações.E como não ser assim,se esse espírito expressa a MISERICÓRDIA E O PLANO SALVADOR DE DEUS PARA O MUNDO?Tais orações são outra forma de dizer: "SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU".
ORAÇÃO:
Ó SENHOR,DÁ-NOS O VERDADEIRO ESPÍRITO DE ORAÇÃO PARA QUE,NO TEU ALTAR E INVOCANDO A AUTORIDADE MEDIADORA DE TEU FILHO JESUS CRISTO NOSSO SENHOR E SALVADOR,NUNCA FAÇAMOS INTERCESSÕES INSINCERAS,MAS SEMPRE AGRADÁVEIS A TI E DIGNAS DA TUA RESPOSTA FAVORÁVEL.AJUDA-NOS A AMAR OS NOSSOS INIMIGOS,A PERDOA-LOS CONFORME A TUA PALAVRA.
QUE DEUS DO ALTO DE SUA GLÓRIA FAÇA RESPLANDECER SEMPRE A LUZ DO SEU ROSTO EM NOSSAS VIDAS. AMÉM.
Pr.EDNILSON SIMEI MACIEL DE MORAES
(PR.AUXILIAR DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM BELÉM-PARÁ)